a

Aperiri vivendum has in. Eu fabellas deseruisse mea, hinc solum tractatos vim ad, ut quem voluptua nam. Ei graeci oblique perci.

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Nutricionista em São Paulo - SP

Emagrecimento consciente e definitivo

Dicas e estratégias para um emagrecimento consciente e definitivo

O emagrecimento tem sido um dos temas mais discutidos atualmente, pois o excesso de peso representa um dos principais problemas de saúde pública. A presença da obesidade tem crescido rapidamente, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo normalmente consequência de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a necessidade de gasto calórico por dia. Essa manutenção do equilíbrio energético no controle da obesidade é reconhecida pela sua importância pela Organização Mundial da Saúde, sendo a primeira recomendação da Estratégia global para a alimentação, atividade física e saúde, um documento de uso internacional na área da saúde, no Brasil sendo contemplada no Guia Alimentar para a população Brasileira do Ministério da saúde.

fita-na-barriga-nutricional

A disponibilidade fácil de alimentos industrializados é clara, e infelizmente, tem sido os alimentos mais consumidos pela população, além dar redes de fast-food que encontramos em todo lugar. Refeições rápidas que caem perfeitamente na rotina conturbada da população atual, que não tem tempo para nada, nem sequer para comer adequadamente. Esses produtos alimentícios e comida rápida que fazem parte da alimentação das pessoas são muito calóricos, e o pior, rico em calorias vazias, sem nenhuma qualidade nutricional.

Os dados do inquérito nacional de alimentação da Pesquisa de orçamentos familiares – POF (2008/2009), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, confirmam o efeito do aumento do consumo de alimentos calóricos e pouco nutritivos, pois a prevalência de ingestão de açúcar e gordura saturada maior que a recomendação foi, respectivamente, 60% e 80%.

O grande problema do sobrepeso não é estético, apenas, mas sim questão de saúde. Conforme revela as pesquisas recentes, um adolescente com sobrepeso tem mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares na vida adulta, problema responsável por cerca de 48% das mortes por doenças crônicas não transmissíveis. Sendo que a obesidade aumenta em 60% o risco de morte por doenças cardíacas, assim como outras doenças que tem relação, como hipertensão e dislipidemia, aumentam a prevalência em 75%. O que esses dados querem dizer é que precisamos urgentemente rever nossa alimentação, enxergarmos de uma vez por todas o quanto nossos hábitos interferem diretamente na nossa saúde, e que sim, a população precisa perder peso.

E se perder peso é um desafio, se livrar dele de forma permanente é mais difícil ainda. Sim, o emagrecimento permanente é eficaz, porque primeiro é preciso perder peso e depois encontrar uma maneira de manter o peso. Apesar de não ser uma tarefa fácil, é possível se baseado em estratégias estudadas de acordo com o perfil individual. Sabemos que o ganho e perda de peso não seguem a mesma proporção, é muito fácil engordar, mas muito difícil emagrecer, geralmente.

Procurando por Nutricionista Esportiva na Cidade de SP? Fale com a Carol!

Como funciona o emagrecimento permanente

Fazer grandes restrições na dieta talvez possam te ajudar a eliminar alguns quilos, e quando você pensa: “poxa, funciona!” aquele peso que perdeu tão rapidamente volta e bate o desespero, isso acontece porque essa restrição pode alterar o seu metabolismo, e as coisas não funcionarão como gostaria. Assim também ocorre quando apelamos para o uso de substâncias que “fazem emagrecer”.

garfo-fita-consultório-são-paulo

O caminho para a perda de peso é um árduo, isso mesmo! Você não verá os resultados de um dia para o outro, mas acredite, o resultado vem e fica. A primeira de todas as lições é: tenha em mente o que você precisa e queira fazê-lo. Não adianta matricular-se na academia e ir uma vez na semana correr na esteira para queimar as guloseimas que você comeu, não funciona assim.

Mude seus hábitos

A partir do momento que você decide “quero perder peso”, a mudança deve ocorrer em todos os aspectos, não adianta deixar de comer uma coisa ou outra e não mudar seus hábitos. Quando você tem consciência do que está comendo, a alimentação passa a fazer sentido. Uma refeição ideal é rica em alimentos que fornecem energia (carboidrato, proteína, gordura), possui alimentos reguladores (fibras) e os ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais), partindo daí o aconselhamento nutricional é capaz de te dizer as quantidades adequadas.

A mudança de hábitos não é só na alimentação, engloba sua rotina. Onde come? Na frente da TV, na mesa, em pé no fast food da esquina, enfim. Até mesmo o ambiente onde você realiza sua refeição vai interferir no que você come e na quantidade.

A prática de exercício pode ser o maior aliado, junto com a alimentação, para a perda de peso. Encontrar uma atividade que você realmente goste faz toda a diferença, pois quando fazemos o que gostamos, há sucesso. Se você é daquelas pessoas que não gostam de academia de forma nenhuma, lembre-se que há um mundo de possibilidades, inúmeros tipos de dança, ioga, atividades ao ar livre. Com certeza você irá gostar de uma delas. O corpo perfeito como os da revista não existe, foque em ser uma pessoa saudável, entenda seu organismo, suas fraquezas e pontos fortes, usem eles na sua estratégia.

Não existe milagre

Aceitar que ninguém fará o que só você pode é importante. A pílula mágica, o chá milagroso, a fruta dos sonhos, nada disso existe. O que há é uma realidade nua e crua. A mudança não é fácil, o seu corpo precisará passar pelo processo de emagrecimento, para isso você precisará alterar, por vezes, sua rotina, deixar de comer na lanchonete e ir a um restaurante ou até preparar sua própria comida, não irá chegar em casa e sentar no sofá, com guloseimas na mão para ver novela, todos os dias.

Tenha metas possíveis de serem alcançadas, prazos reais. Isso fará com que você trabalhe dentro das suas possibilidades, e que fique feliz por ter conseguido os resultados. Se colocar na cabeça metas inviáveis, quando chegar ao fim d prazo e ver que não conseguiu, irá se frustrar.

Quando acontecer, quando finalmente se ver perdendo peso, continue pelo mesmo caminho. A alimentação segue saudável, o exercício contínua, os hábitos devem permanecerem sendo bons para você, para o seu bem-estar físico e mental, para a sua saúde.

 

Post a Comment

Open chat